SINOPSE: Kline (Josh Hartnett) é um ex-policial em Los Angeles que se tornou um detetive particular, depois de perseguir e enfrentrar um serial killer Hasford (Elias Koteas), que fazia esculturas horríveis com os corpos da vítimas.Um bilionário chinês o contrata para encontrar seu filho desaparecido, Shitao (Kimura Takuya), e assim ele viaja para Hong Kong onde pede a ajuda de um velho amigo que agora trabalha para a políca de Hong Kong, Joe Meng Zi (Shawn Yue).
Seguindo o rastro de Shitao, Kline acaba sendo levado até o gangster Su Dongpo (Lee Byung Hun) e a sua namorada linda e viciada em drogas, Lili (Tran Nu Yen Khe). Mas Kline é distraído de sua investigação, assombrado pelas memórias do Hasford , cujos crimes horrendoso fizeram sair da polícia. Atormentado entre a sanidade e a loucura, pego no fogo cruzado entre máfia das drogas e a polícia, ele estabelece pistas sobre Shitao, que se tornou um misterioso vagante.
COMENTÁRIO: Gente, eu não consegui entender nada desse filme. Eu sei que o diretor é super respeitado e até ganhou um prêmio no Festival de Cannes por um filme chamado ” O Cheiro do Papaia Verde”, mas eu não ficar fingindo a intelectual e fazendo de conta que entendi o filme. Mas vamos lá, eu vou expor os aspectos que eu consegui compreender.O filme conta uma história de decadência com pessoas decadentes em um local decadente, pra isso o diretor abusou e muito de locações que mostrassem esse lado de Hong Kong. Tudo é muito sujo e feio, com cenas nojentas e indigestas.Algumas são super pesadas, mostrando violência até contra animais, o que na minha opinião é sempre chocante.
Os atores estão sempre com um ar abatido e cansado. Principalmente Josh Hartnett, que interpreta o ex-policial atormentado.Ele demonstra coragem por aceitar o desafio de fazer algo completamente diferente dos seus papéis costumeiros e mostra que tem muito talento pra continuar nesse caminho.
Shaw Yue, um dos meus atores chineses favoritos, aparece bem pouco, mas está muito bem como o destemperado policial que ajuda Josh, apesar de sumir no meio do filme sem dar maiores explicações. Shitao, é interpretado por Kimura Takuya, admito que não conheço o ator, mas eu gostei da forma como interpreta o jovem desaparecido apesar de não entender o seu personagem e qual a origem de seus poderes.
E Byung Hun Lee, bem, eu sou meio suspeita pra falar pq eu sou apaixonada por ele, mas ele é sempre o máximo, né?O seu personagem é o mais complexo do filme, capaz de cometer atos horrendos e desumanos, como matar um dos seus capangas a golpes de martelo; mas ao mesmo tempo nutrir um amor totalmente descontrolado pela namorada viciada em drogas. E a cena em que ele a reencontra é uma das mais bonitas do filme.
Bom, analisando o filme de forma episódica fica a impressão de que ele faz algum sentido, mas quando se junta tudo, fica extremamente confuso e algumas coisas não se explicam de jeito nenhum. Afinal por que Shitao nunca morre? Ele é a reencarnação de Jesus Cristo e a maluca viciada é Maria Madalena?Qual a ligação de Josh com aquele serial killer?Onde Shaw se meteu?
Eu juro que procuro assistir todos os filmes, não só os asiáticos com a mente aberta e sem pré julgamentos, mas com esse filme essa tarefa foi complicada.De qualquer forma, quem quiser, que assista.