Como Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial



SINOPSE: O filme conta a história de Ishaan, uma criança de 8 anos que sofre com a dislexia, e por isso custa a ser compreendida.Com enorme dificuldade de aprendizado,não consegue se concentrar nas aulas e as letras “ dançam” na sua frente, já repetiu de ano e corre o risco de repetir outra vez.Seu pai, acredita que ele é um menino preguiçoso e indisciplinado, e por isso o manda para um colégio interno,onde Ishaan entra em profunda depressão.Apesar de ser um ambiente totalmente repressor é lá que um professor de artes substituto,percebe que existe algo de errado com o menino, mas com paciência, carinho e compreensão consegue resgatá-lo e recuperar a sua alegria pela vida.

COMENTÁRIO:Esse foi a primeira produção de Bollywood que eu assisti, e não foi por opção,já que o filme foi mostrado durante uma das aulas da faculdade.Mas valeu a pena, porque é um dos filmes mais bonitos que eu já assisti,uma verdadeira obra prima.Emocionante, sensível e tocante.

O filme mostra bem o drama que vivem as crianças que tem dislexia,mostrando todo o despreparo, que os profissionais da educação tem em lidar com crianças disléxicas, já que o tempo inteiro Ishaan é tratado como uma menino preguiçoso, sem interesse e até mesmo burro, sem salvação.Creio que todo educador deveria assistir esse filme, assim como os pais de crianças com dislexia.

O filme faz um retrato da cultura indiana que, admito não conhecer muito bem. Em alguns pontos bem humorados e outros bem realistas, como a condição da mulher, já que a mãe de Ishaan, não pode dar uma palavra quando o pai decide colocá-lo no colégio interno.Além disso,ela acordava uma hora antes do marido, pra preparar o café e arrumar tudo antes dele ir trabalhar.Outro fato muito bem retratado se refere a toda a pressão que a criança indiana sofre pra ser sempre a melhor e ter uma profissão socialmente respeitada, como médico ou engenheiro.Ishaan, como muitas crianças disléxicas, tinha uma enorme criatividade e talento para as artes e uma capacidade de fazer pinturas altamente elaboradas para uma criança tão nova.Mas para seu pai isso de nada valia.

Apesar de nunca ter assistido um autêntico filme de Bollywood, eu sei que as músicas são parte importantíssima em todas as produções, e que de repente, no meio da cena, todo mundo começa a cantar e a dançar, como nos antigos filmes de Hollywood. Só que aqui as músicas, surgem como clipes, mostrando momentos das vidas dos personagens , o que fica mais natural. A única exceção é quando o professor substituto chega na sala de aula e apresenta um número musical para as crianças.E as músicas são lindas.

Eu também gostei muito da forma como o irmão mais velho é mostrado.Sempre compreensivo e disposto ajudar o irmão.Em muitos filmes, o irmão mais velho sempre é mostrado como um poço de inveja e rancor, mas aqui é diferente.Parece bobagem, mas como sou a irmã mais velha, eu sempre fiquei revoltada com essa visão.

Mas nenhuma dessas qualidades adiantaria se o filme falhasse na escolha do ator principal, no caso, Darsheel Safary,que interpreta Ishaan.Inacreditavelmente, esse é seu primeiro filme e ele já atua como um veterano, primeiro em sua revolta ao não ser compreendido e depois ao mostrar toda a sua solidão e sofrimento.Mérito de Aamir Khan, que interpreta o professor,e estréia na direção,além de ser o produtor e roteirista do filme.

Como já disse, não conheço o cinema “Bollywoodiano” , mas adorei esse filme e recomendo a todos que queiram se emocionar, a não ser que você tenha uma pedra no lugar do coração.