Resenha: De Volta Para Casa - Seanan McGuire

SINOPSE:
"...e a única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você". 
Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente. 

Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.

A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.Não importa o custo.
MINHA OPINIÃO: 
O livro é muito bem escrito, com uma leitura fácil e fluida, e que vc consegue ler em uma sentada, já que é bem fino. Além disso, tem personagens interessantes e uma enorme riqueza na descrição dos mundos que cada um dos personagens conheceu. É interessante perceber que nenhum dos personagens foi ao mundo do outro, cada tem o seu  seu próprio mundo, ao deseja voltar de forma desesperada.Além disso, o livro é bastante diverso, com personagens de diversas etnias,sendo que a personagem principal, Nancy, é uma menina assexual. Algo que eu nunca tinha ouvido falar e foi bom conhecer mais essa característica humana.
Pra completar ainda tem um mistério a respeito de estranhos( e sangrentos) assassinatos que começam a ocorrer um pouco antes da metade do livro.E isso te prende ainda mais, fazendo com que o livro passe voando.Enfim, o livro é bom.
Porém, infelizmente, eu não consegui gostar do livro. Mas pq não Érika?
Talvez seja uma pura questão de idade mesmo,agora que estou um pouco (bastante) mais velha eu simplesmente não consegui aceitar o fato daquelas crianças e adolescentes estarem dispostas a abandonar a família sem olhar pra trás, apenas para serem "elas mesmas"
Em algum casos, vc até entende, pq algumas das crianças tinham famílias desprezíveis, como no caso das gêmeas. Perturbada e desfuncional é pouco para aquela família. Mas no caso da Nancy, era justamente o contrário.Sua família era amorosa e preocupada. E ela abre mão disso, pra "viver na imobilidade"? Não dá pra engolir.
Pra piorar (pra mim), em um determinado ponto, esses mundos, que essas crianças  idolatravam tanto, simplesmente as cuspia de volta ao mundo real depois de um tempo.E elas tinham até uma determinada idade pra encontrar a porta de volta, caso contrário, nunca mais poderiam voltar.Ou seja, o tal mundo onde elas podiam ser "elas mesmas" estava dizendo "não te quero aqui e vc não faz a menor falta"!Mas mesmo assim, elas estavam desesperadas pra retornar "pra casa".Síndrome de Estocolmo define!
Isso me incomodou demais. Mas, repito, talvez se eu fosse da faixa etária do público-alvo, isso não me incomodasse tanto.
Soube que é uma série de 4 ou 5 livros, mas definitivamente não irei acompanhar essa série.
SOBRE A AUTORA:
Seanan é autora das fantasias urbanas de October Daye e InCryptid, e de vários outros trabalhos, tanto em livros únicos quanto trilogias ou duologias. Caso isso não seja o bastante, ela também escreve sob o pseudônimo Mira Grant.Seanan vive em uma antiga casa de fazenda cheia de rangidos no norte da Califórnia, que ela divide com seus gatos, Alice e Thomas, uma vasta coleção de bonecas sinistras e filmes de terror, além de livros em quantidade suficiente para qualificá-la como um risco de incêndios. Ela tem crenças firmes e frequentemente expressas sobre as origens da Peste Negra, dos X-Men e da necessidade de motosserras no dia a dia.

Título Original: Every Heart a Doorway
Autor: Seanan McGuire
Editora: Morro Branco
Ano:2018
Páginas:184
Vc pode comprar o livro na Amazon